Friday, September 7, 2007

Turismo por Lisboa

Hoje tive de me deslocar ao centro da cidade. Era algo que já não fazia há algum tempo. Só quando dei por mim a subir (muito se sobe nesta cidade) por uma das ruas tipicamente lisboetas me dei conta do quanto sentia a sua falta. Lisboa tem um ar levemente decadente que me encanta. Seja pela calçada portuguesa, pelas ruas estreitinhas, pelas constantes obras, pelas casas típicas, ou pelas mansões que nos recordam outros tempos; pelas leitarias que ainda encontramos na baixa, ou pelas vendedeiras com que ainda nos cruzamos, pelos jacarandás em flor (cor de violeta) que muito me recordam os tempos que vivi em Santos, ou pelo céu azul a espreitar no meio dos prédios, a lembrar-nos que existe algo para além da cidade! Sabe-me tão bem sair do metro e descobrir o brilho e a luz de Lisboa! Hoje especialmente apeteceu-me ser turísta nesta cidade que já é minha, e redescobri-la nos seus cheiros e formas e cores!
Ao regressar a casa apercebi-me de quão longa pode ser uma linha de metro. Em 15 min de percurso notei que saí da cidade e entrei numa pequena vila onde toda a gente se conhece e onde ainda existe vida de bairro e vida comunitária. Sinto isto especialmente pelos últimos meses que têm sido passados aqui, longe do rebuliço e da encantadora decadência de Lisboa.

Ps- Que pena tive de não ter a minha máquina fotográfica comigo... vejam www.inlisboa.com para "ilustração".

Ps2- A P. parece adaptada à creche. Já lá dorme sozinha sem chorar; em casa também já vai dormindo! Depois de uns dias complicados com a sopa, já a come muito bem!

3 comments:

kel said...

Também adoro Lisboa e tenho a sorte de andar pela cidade quase todos os dias...em zonas como a Graça, Rossio....mas para além da beleza existe tanta pobreza que meu Deus!
Quanto á P., que bom que se está a adaptar.
Bom fim de semana
Beijokas

nosurprises said...

Boa, a P. já está uma senhora grande.

Angel said...

Tb acho Lisboa mt bonita mas o Porto em nada lhe fica atrás :)
Que bom que a P. está a comer bem a sopinha, ás vezes o inicio até é complicado mas depois adaptam-se. O problema do Diogo foi o leite que finalmente se resolveu :) antes tarde que nunca.

Bjs