Tuesday, November 18, 2008

Sabores da minha Infância

Em bom nome da verdade não me recordo de muitos, mas há aqueles que estiveram sempre presentes: as rosquilhas, os biscoitos da minha avó, as papas de milho e o milho frito, o bolo de mel. Claro que também me lembro de não querer comer a sopa, ou de fazer bolas de carne na boca (que depois ia cuspir pela janela!?!?) para não as comer.
Lembro-me das noites de domingo em frente da televisão a comer torradinhas e chá (sempre a ver uma série da moda, tipo o Cheers, a Vicky ou o Alf). Lembro-me da minha mãe tentar enganar-me para me fazer comer carnes "esquisitas" e não conseguir. Lembro-me de detestar (ainda hoje!) a gema do ovo cozido, e adorar o ovinho estrelado com a clara bem estaladiça! De me darem a provar o vinho ou o whisky com a pontinha do dedo. De comer bacalhau no Natal.
Às vezes basta um cheiro, um sabor ou um som para me trazer de volta esse tempo. Agora vejo-me a criar eu própria uma tradição para a P. Também cá em casa tem de se comer bacalhau no Natal. :) E por isso este ano vamos iniciar uma tradição (ou assim o espero), por influência e com a ajuda da madrinha C. Este ano ela ainda não vai participar, e espero ter a ajuda da minha mãe, porque fazer um bolo de mel da Madeira dá trabalho!!
Dia 1 - comprar ou fazer massa de pão e deixá-la a descansar num sítio quente
Dia 2 - preparar a massa do bolo propriamente dita (inclui amassá-la durante uns 45min seguidos!
Dias 3,4 e 5 - Deixar os bolos em massa a descansar
Dia 6 - Cozer os bolos
Dias 7,8 e 9 - resistir à tentação de comer os bolos (é que segundo reza a tradição, só passado este tempo é que devem ser partidos/comidos.

E depois é deixá-los durar o resto do ano, ou tentar!
É que são muito muito calóricos e amigos do colesterol (não é C.?), mas também são tãao bons! nham nham
Se tudo correr bem, os meus irão ficar parecidos com este:

4 comments:

Montana said...

Esqueceste o "caldinho da Avó"
Beijinhos

kel said...

E que recordações tão boas! a vida é feita disto mesmo. Fazes bem em continuar com as tradições. É triste quando elas morrem.
Um beijinho grande para voçês.

Cat said...

Calóricos?!? De onde tiraste essa ideia?! hihihih

Agora a sério, quando tiver tempo faço os cálculos por bolo, só para termos uma ideia da bomba que vamos ingerir!

Ou então é melhor não...
...Pois, se calhar é melhor não...

Angel said...

As recordações da infância são tão boas!
Olha ai está um bolo que nunca comi.

Bjs