Tuesday, June 17, 2008

Preguiça

Preguiça é: copiar para aqui um e-mail enviado a uma amiga... só para não ter de descrever como está a P. Looool Aqui fica:
Nota: o assunto do e-mail é "Birras" e toda a conversa surgiu no seguimento de um post anterior a que a amiga T. respondeu!

"Olá :)

Pois, com a P. não passou de um período de grande irritabilidade por causa dos dentinhos! Felizmente esta semana ela está bem melhor!

Ainda bem que esse "problema" ficou resolvido! Que bom é vê-la caminhar os primeiros passitos! Em menos de nada vais tê-la a correr, a trepar, etc!
Na creche da P. as salas dos bebés e dos meninos de 1 aos 2 anos são contíguas, e eles acabam por passar muito tempo juntos (início da manhã, final do dia e também naqueles dias em que há poucas crianças). A verdade é q a P. tb prefere estar com os mais velhos e, se por acaso, um dia a entrego no berçário, há queixa, porque ela já está habituada a ficar na sala dos crescidos! Claro que assim eles se desenvolvem muito mais e se tornam mais independentes, pelo menos a nível fisico!

É óbvio que eu não acho que estás a exagerar, e estás a vontadinha para me falar de tudo da I. :), mas sinceramente acho que ela está muitissimo desenvolvida para a idade. Não sei de nenhum bebé que fale tão bem quanto ela, e muito menos de algum que saiba os números e as vogais, ou até que diga frases completas com 16 meses! Claro que cada criança tem o seu ritmo e o seu timing, e no caso dela... é um ritmo super acelerado! lol Já a P. anda na faixa da direita... como quem diz: ela percebe TUDO o que nós dizemos, por exemplo: "vai buscar o livro e dá ao papá" ela faz isso. Mas falar perceptivelmente... muito pouco e só quando quer. Diz: mama, mãe, nãa (não), dai (pai), abaa (bola/balão), aua (água), dá, tá, tato (sapato), olá (esta é a preferida e repete vezes sem conta) e pouco mais. Ou pelo menos se diz eu não percebo!
Quanto ao resto:
Também nos imita, mas nos gestos! Se nos pomos a procura de alguma coisa, por ex, a espreitar debaixo do sofá... lá está ela a procurar também! É o máximo!
Corre mesmo a casa toda e a rua também!
Diz o que não quer comer (nanananana e vira a cara) lol
Não sabe dizer o nome de nada nem ninguém, mas sabe o que são as coisas e quem são as pessoas. Mesmo aquelas q nós n esperamos.
É muito sociável e extremamente carinhosa. Ainda não sabe dar beijinhos correctamente, mas da uns abraços mt carinhosos e pede mts beijinhos (mete a mão na nossa boca e estica a bochecha na nossa direcção).
Adora brincar com a água (mesmo a da praia) e tomar banho e lavar as mãos sozinha.
Para comer, faço cm vocês: 2 colheres fazem milagres!
Não canta, mas dança que se farta com tudo e mais alguma coisa! E se ouve palminhas, bate também feliz da vida. E qd faz alguma coisa bem feita tb aplaude (tipo no outro dia, estava roupa suja no bidé na casa dos meus pais. Ela sai da casa de banho, vai ao quarto dos meus pais, apanha uma camisola do chão, volta à casa de banho, mete-a no bidé e aplaude!) loolool
Brinca com os brinquedos e connosco.
Não liga nenhuma à televisão, e nós também não fazemos para que ligue.
Continua a não dormir mt bem, embora eu acredite que o nascer dos dentes dificulte mt. Esta semana ela está a dar-me praticamente noites completas. E de birras tb já estamos bem.

Ela percebe muito bem as coisas (todas) e por isso acredito que qd ela começar a falar nunca mais se cala! O S. esta semana está fora, e ontem qd saimos (eu e ela) de casa, junto do elevador:
P: dai? dai?
eu: O pai?
P: dai?
eu: o pai não está filha! Foi trabalhar!
P: ah
E a noite (eu a querer comprovar):
eu: o papá Petra? Onde está o papá?
P: ehh! (é como ela chama toda a gente) e começa a apontar na direcção da sala/entrada (estavamos no quarto)
eu: não filha. O papá não está. O papá não vem!
P: começa a choramingar e a querer fugir (à procura do pai)!

Enfim... é como tu dizes. Amamo-los mais do q tudo, às nossas crianças! :) E sim é mt diferente falar com outra mãe. Nunca faria um discurso destes a uma amiga sem filhos! Só nós entendemos o orgulho por trás de cada palavra! :)
É mt mt bom não é?

2 comments:

Unknown said...

:) Li e sorri o tempo todo :) Beijos.

Angel said...

dai :D