Wednesday, January 16, 2008

Segurança Social

A minha relação com a segurança social é esporádica, recente e imprevisível.
Começou num dia em que fui ver se tinha alguma dívida (malditos recibos verdes!!), esperei muito tempo, mas fiquei aliviada ao saber que não tinha dívidas. Por isso fiquei surpreendida quando, quase 4 anos depois, me apareceu uma para pagar... Há tantos que devem tanto ao Estado e eles logo se haviam de se lembrar dos meus "míseros" 94 € de dívida...
Continuou quando fui tratar da papelada quando a P. nasceu. Fomos atendidos rapidamente e com eficiência q.b. O pior foi para receber...
Na segunda ronda fui tratar dos papéis da licença de paternidade do S. Uma vez mais séculos de espera, para no fim me dizerem que eu até podia meter os papéis, mas como a licença ainda não tinha começado que os mesmos iriam ser devolvidos.
Voltamos lá na data de início da licença dele. Tudo ok.
Esta é a nossa curta história... Até hoje! Na creche da P. estão a pedir os NISS das crianças... coisa que eu não tenho (tinha), e que a única maneira de resolver era perder horas na internet ou na segurança social... Lá andei a ver no site mas nada de descobrir como chegar à informação desejada.
Dei com um nº de telefone.
Liguei.
Atenderam-me em 5 segundos.
Expliquei o que queria.
Responderam que não era naquele número.
Vi a minha vida a andar para trás.
Pedi, educadamente, o número para onde deveria ligar.
A senhora procura.
Mas, entretanto, ou porque é uma pessoa naturalmente disponível e educada, ou porque estava bem disposta, ou porque percebeu que para ela dava-lhe o mesmo trabalho e a mim me facilitava imenso a vida, resolveu pedir-me o meu NISS e em 2 segundos deu-me a informação pretendida!
No fim quase que me pedia desculpas porque não era suposto dar aquele tipo de informação...
Por uma vez fiquei satisfeita a 100% com a segurança social e tive, finalmente uma prova de que o "sistema" afinal funciona!
Obrigada senhora da segurança social!

Ps- a minha máquina de lavar quer reforma antecipada à força... então resolveu fazer greve dia sim dia não! É que cá em casa é ela quem mais trabalha! What should i do?

4 comments:

kel said...

Que bom! uma coisa boa a dizer da segurança social! agora a sério, eu por acaso não tenho muito que dizer pq até agora correu sempre tudp bem, a única coisa é que estou á espera de receber o dinheiro de uma baixa(2 meses atrás qd estive em casa com ele doente) e até agora nada.
Qt á máquina, por estes lados a dita tb se farta de trabalhar, a roupa não pára de crescer e a pipoca não pára de sujar...coitada da máquina! tens de lhe dar reforma.
beijokas

kel said...

E quem faz anos amanhã? quem é quem é? lolol
Amanhã ligo para ti! mas aproveito para te dizer que irás receber em breve o convite da P para os anos da Pipoca! ehehehehehe e claro que a mamã e o papá tb estão convidados não é? porque eu não dou conta dos piquenos todos...lolololol
beijokas e bom fim de semana

Luis Monteiro said...

Parabéns atrasados minina!!!
Aqui o Piquitos não pode ir ao teu aniversário porque basicamente ficou a soro no hospital com uma gastro enterite!
Desculpaaaaaaaaaaa!!!
bjinhos gds
LM

Angel said...

Nem fales em segurança social.....
A tua maquina de lavar é fixe gosta de fazer gazeta :)

Bjs