Thursday, January 10, 2008

Reflexão

Quando era pequena lembro-me de olhar pela janela e de me interrogar se o mundo acabaria na linha do horizonte. Para mim a realidade não passava do meu pequeno mundo cujos limites não iam além do pequeno T1 onde morava e da escolinha. Tudo o resto não passavam de invenções de adultos e os aviões eram pequenos objectos mágicos que eu via de longe. Depois cresci e o mundo mudou. Muito. Muitíssimo. Ou apenas Portugal mudou. Ou a minha visão de ambos mudou radicalmente. Sinto que antigamente havia uma espécie de orgulho em se ser português e lembro-me de me ensinarem o hino nacional na escola. Ouvindo músicas portuguesas dessa época sinto essa mesma nostalgia. Compreendo agora o passo que foi para o nosso pequeno país entrar para a CEE (na altura CEE :)). Ao longo destes quase 22 anos tudo se transformou. Portugal é agora um país (à beira mar plantado, sim senhor), mas também um melting pot de nacionalidades, religiões, credos... E embora seja muito socialmente correcto dizer que sabemos lidar com isso, a verdade é que não sabemos. Aquela imagem da senhora muito velhinha vestida de preto, do pescador e da senhora de bigode e desdentada afinal não está assim tão alterada! Há tanta tanta iliteracia ainda neste país... A senhora que vai lá a casa uma vez por semana, até sabe escrever, mas não conjuga um único verbo correctamente!! Tantos tantos assim! É mais fácil aceitar o que vem de fora do que corrigir o que está cá dentro!
Portugal precisa urgentemente de uma reforma social! Apostar na formação, no ensino, no respeito pelas diferentes culturas, nos direitos básicos de cada um!
Desculpem lá, mas é que eu ainda sinto orgulho em ser portuguesa! E se uns dias me apetece batalhar para fazer deste um país melhor, noutros só me apetece é fugir daqui e procurar uma vida melhor lá fora!
Mas fico muito muito feliz por ambos os meus pais terem acesso à internet! Afinal, não é em todo o lado!

No comments: