Friday, October 12, 2007

Fortaleza

Sempre achei que a minha avó P. era uma mulher fora do seu tempo. Porque foi professora numa época em que poucas mulheres sabiam ler e escrever e menos ainda trabalhavam fora de casa. Porque criou dois filhos sozinha. Porque teve a coragem de deixar a filha ir estudar para fora de casa (antes do 25 de Abril). Porque quando ficou viúva (ainda nova) não voltou a casar quando era o que se esperava dela. Porque assumiu em pleno a sua condição de mulher e indivíduo, como mãe, trabalhadora, dona de casa e lutou sempre pela sua liberdade.
Mas, há dias, a minha mãe contou-me mais sobre a minha avó. E o que me contou fascinou-me pelo romantismo da vida de uma mulher que eu não acreditava ser romântica. Contou-me a história de amor entre o meu avô e a minha avó. Gostaria de ter mais detalhes e sonho encontrar um molho de cartas envoltas numa fitinha de seda, ou algum diário onde ela desabafasse os seus sentimentos. Talvez um dia... Para já fica o resumo. A minha avó e o meu avô casaram por amor. Há coisa de... 60/70 anos talvez... imagino que não fosse algo de muito comum. Eles estavam apaixonados, mas o meu bisavô materno era contra a sua relação. Ambos eram de "boas" famílias, mas apenas o lado da minha avó era endinheirado. O do meu avô estava empobrecido. Por influência do meu bisavô a relação acabou. Ambos estiveram noivos de outras pessoas. Mas, o amor tudo venceu, e entre voltas e reviravoltas que desconheço, esses relacionamentos também acabaram e eles casaram, contra a vontade paterna, um com o outro!
Contou-me a minha mãe uma tradição da terra era quando algum casal se casava, a noite de núpcias era passada numa cama preparada pelas pessoas da vila, por um casal considerado como o mais feliz. Os meus avós foram escolhidos durante anos!
Depois as coisas descambaram... mas pronto, o importante é que durante um tempo foram realmente felizes! E que a minha avó é mesmo uma mulher a admirar! Ainda bem que a minha filha herdou o seu nome! Espero que seja uma fortaleza como a bisavó!

1 comment:

Angel said...

Desconhecia que a tua filhota tinha o nome da bisavó.
E que grande mulher sem duvida.

Bjs