Friday, October 12, 2007

6 Meses (antecipação de post)

Como não sei se amanhã vou ter tempo...

Faz hoje 6 meses que saí do trabalho com contrações. Sem saber se já eram sinais de parto, fui ter com a enfermeira do curso de preparação para o parto que me aconselhou a ir ao hospital. Fui para casa calma, mas excitada com a perspectiva de estar quase! Cheguei a casa, avisei a minha mãe para se preparar porque íamos ao hospital. Em seguida telefonei ao S. (que tinha passado toda a semana no Porto) para lhe dizer para começar a pensar em vir, mas com calma! Lembro-me que estava preocupada que ele ficasse nervoso e viesse muito depressa! eheheh
Depois acabei de arrumar a mala da maternidade, lanchei e tomei uma banhoca. E, ala que se faz tarde, lá fui eu para o Hospital da Cuf Descobertas (ahh bendito seguro!!)Ao chegar lá fui rapidamente atendida, a médica fez o toque (pouca dilatação) e CTG (contrações regulares), vatícinio: "Se quiser fica, se quiser vai embora, tanto pode demorar umas horas, como ser só amanhã ou depois!" Como o S. ainda vinha a caminho decidi vir para casa esperar por ele.
A esta altura já comecei a sentir umas dorzitas mas continuava muito calma! Em casa jantei, vi a novela, e esperei. Começou a dar-me sono e fui deitar-me com o S. Ainda passei pelas brasas, mas pouco depois, já o S. ressonava, acordei. Sentia um misto de excitação e expectativa, sobre como tudo seria (o parto, a minha filha, etc), mas o que me fez realmente acordar foram as dores! Lá me levantei e andei pela casa. Fiz uma espécie de despedida à minha condição de grávida e à vida a 2. Sabia que quando voltasse tudo seria diferente! Toda a noite andei neste deita-tenta dormir-acorda-passeia pela casa. Ás 4 e tal da manhã estava a tomar banho (supostamente ajuda na dilatação e os jactos de água quente nos rins aliviam mesmo as dores!)Finalmente decidi-me a acordar o S. e a minha mãe para voltarmos ao hospital. Eles estavam mais nervosos do que eu, e o S. ficou espantado quando eu lhe disse que dava tempo para ele fazer a barba! :) No caminho para o hospital resolvi acordar todas as amigas com msg's! Tinha de anunciar! Estava feliz!
A médica que me atendeu era a mesma e cumprimentou-me com familiaridade! Fez-me novo toque e continuava com pouca dilatação... devia ter visto o sinal de "alarme" nesse momento! Ainda presenciamos um momento cómico com uma grávida que teve o filho sem epidural (juro que no momento de aflição ela gritou: "Ai que me vai sair pela boca?!?!) e cujo marido se perdeu dela (andavam as auxiliares loucas à procura dele). Coitado às 6 da manhã deve ter voltado para a caminha!!!
Nisto fui para um quarto, para esperar. O S. e a minha mãe estiveram sempre sempre comigo, foi óptimo! Fomos falando e eu senti-me sempre bem. Por volta das 9h30m foi um Sr. muito simpático visitar-me. Não me recordo do nome dele, mas para mim será sempre o Sr. da Epidural! :) Claro que a essa hora eu ainda me sentia heróica, e recusei a sua prestável oferta! Cerca de uma hora depois chamei-o! A verdade é que neste tempo todo, com banho de imersão, toques e soro eu não tinha progredido nada na dilatação. E decidi que se a coisa estava para demorar então mais valia eu estar sem dores! A enfª. fez a preparação para a epidural, e aproveitou para juntar ocitocina e mais uma "ajudinha". O pior foi que eu nem os 3 dedos necessários para a epidural tinha... e ela resolveu ajudar-me. Não quero ser demasiado literal, mas ela enfiou a mão numa certa parte íntima e fez dilatação manual. Foi o que me doeu mais! Só não subi pelas paredes, porque enfim... Também estava cheia de medo de levar a epidural, mas a equipa anestesista/enfermeira foi impecável e ajudou-me e explicou-me tudinho!
Mal levei a pica deixei de sentir dores, foi óptimo e voltei a sorrir (que ingénua em pensar que conseguia um parto totalmente natural ahahah). Lindo foi ficar cheia de comichões da cintura para baixo! Decorreram mais umas 2h e a dilatação progrediu até uns fantásticos 3 dedos e meio! Só sei que a partir das 12h +/- estava quase permanentemente a Enfª ou a Drª comigo a provocarem a dilatação. O "estranho" é que nunca me senti assustada, ou nervosa ou insegura. Senti que estava em boas mãos e que aquilo que decidissem fazer seria para nosso bem. Claro que foram sempre explicando tudo e isso ajudou bastante! O certo é que 1 hora de "ajuda" foi o suficiente. Deviam rondar as 13h quando me disseram que podia começar a fazer força quando sentisse necessidade. Foi já a fazer força que me levaram para a sala de partos.
Lá, passar da cama para a marquesa foi complicado: muito peso e pernas semi adormecidas não ajudam! :) Depois o S. entrou, começaram a dizer para fazer muita força, usaram a ventosa, a Enfª deitou-se em cima da minha barriga e eu, preocupada com a violência de tudo aquilo só dizia para o S.: "Amor não te preocupes isto não custa nada!!", e fazia força e mais força e pensava: "Quando é que vem a minha bebé, será que é agora? Ainda não foi desta, tenho de fazer mais força! ahhhhhhhh" De repente percebi que queriam usar fórceps... não sei onde fui arranjar mais forças, mas o que é certo é que ela nasceu na força seguinte! Puseram-na logo em cima de mim e eu rendi-me apaixonada! Desatei logo a chorar, com o alívio e com a intensidade do sentimento que senti. Nisto tiraram-na para fazerem a avaliação e senti que roubavam um bocadinho de mim, não deixei de a olhar, até que a médica perguntou como se iria chamar. Olhei para o S., ele perguntou: "Catarina?" e eu: "P.?" e P. ficou!
No meio deste rebuliço ainda consegui meter a cunha com a pediatra para que fosse ela (de quem já tinha boas referências) a ser a pediatra da P. Eu continuava a chorar, acho que chorei durante umas 3 horas eheheh! A P. já tinha ido, trataram de mim, e levaram-me para o recobro. Passado pouco tempo ela foi ter comigo. Foi lindo vê-la logo a sugar nas fitas da bata do hospital! Foi o sinal para começar a dar-lhe de mamar! E assim começou esta relação linda que ainda hoje me emociona! Comecei a ser mãe no momento em que vi duas risquinhas num pauzinho, mas só comecei a amar no momento em que a vi!

No dia 13.04.2007 (sexta-feira 13 buhhh) a minha filhota:
Pesava: 2795 g
Media: 47,5 cm
Cabelo: castanho escuro
Olhos: castanho escuro
Era linda de morrer, com uma boquinha perfeitinha!!!

No dia 13.10.2007 a minha filhota (valores da consulta dos 6 meses):
Pesa: 7140 g
Mede: 66 cm
Cabelo: castanho claro
Olhos: castanhos

E é linda como só ela! Amo-a que só eu sei!


bolas que nunca escrevi um post tão longo... mas tinha de ficar marcado para a posteridade! :)

Parabéns meu amor! Que venham muitos e muito bons anos para a tua vida! Que sejas muito feliz!!!

3 comments:

nosurprises said...

Foi um longo post mas muito profundo e bonito.
Muitos parabéns à P., à mamã e ao papá.

Angel said...

Parabens!!!
É hoje!!! Meio ano que passou a voar.
É uma felicidade unica a que eles nos fazem sentir.

Bjs

Leididi said...

É linda, linda!Parabéns às duas :)