Tuesday, October 30, 2007

Como Educamos?

Aqui há uns tempos, enquanto pesquisava sobre slings na net, encontrei um site que falava sobre "educação intuitiva". Despertou-me a atenção o titulo e comecei a ler.

8 Princípios da Educação Intuitiva:
1) Preparação para o parto
2) Reacção emocional (resposta ao choro do bebé)
3) Amamentar o bebé (a pedido)
4) Transportar o bebé (ao colo) e contacto afectivo
(pelos vistos, transportar um bebé ao colo é um método de "transporte activo")
5) Partilhar o sono (ou cosleeping)
6) Evitar separações prolongadas e/ou frequentes
7) Praticar disciplina positiva (disciplinar=ensinar)
8) Manter o equilíbrio na família

Ora eu li o artigo e apercebi-me que tudo isto (excepto o ponto 6, por força das circunstâncias desde que voltei ao trabalho) nós - intuitivamente - fazemos. Mas, será que é por fazer isto que a educação que dou à P. é intuitiva? Levantaram-se na minha cabeça uma série de questões... será que por se seguir uma educação mais naturista, (ou mais primitiva, se o desejarem) é-se mais intuitivo? Afinal o que é a intuição... e o instinto? Será esta educação melhor que outra? Muitas muitas... mas uma continuava a sobrepor-se: Não serão todas as educações intuitivas? Afinal, cada pai deverá fazer o que considera melhor para os seus filhos, não?
Depois, observei, li, pensei, vi: mães que ouvem os bebés chorar e não dão mama/biberão porque a pediatra disse que eram 3 horas e ainda não passaram 3 horas; mães que ouvem os bebés chorar de noite e não os vão aconchegar porque os bebés têm de (aprender) a dormir sozinhos; mães que deixam os filhos pequenos sozinhos; mães que, sem querer, matam as filhas a pontapé...
Intuitivamente sei... algumas mães não mereciam sê-lo e outras precisavam de uma dose de intuição!

"A criança que é produto da Educação Intuitiva aprende que as suas necessidades serão satisfeitas de forma consistente e previsível. A criança aprende a confiar. A confiança é a base da autoridade, e uma figura de autoridade na qual se confia, disciplina de forma mais eficaz."
William Sears, M.D.

1 comment:

Angel said...

E lembrei-me agora que ainda n fiz um post sobre o raio do sling... infelizmente agora com menos uso porque este miudo ganhou bichos carpinteiros...