Friday, August 10, 2007

Ser Mãe (It's a full time job!)

Já há algum tempo que quero escrever sobre o ser mãe, mas escrever hoje tem um significado diferente e mais especial, porque faz hoje 1 ano que, instintivamente, eu soube que estava grávida (a confirmação veio uns dias mais tarde em duas risquinhas azuis).
Eu adorei estar grávida, mesmo no fim quando já mal me conseguia mexer, sabia que ia ter saudades do barrigão! E tenho! Tenho, porque estar grávida é uma época única na vida de uma mulher... Tenho, porque adivinhava a relação especial que criei com a minha filha. Relação que começou assim que descobri a gravidez e que se prolongará por toda a nossa vida. Tenho saudades também porque uma mulher grávida é uma mulher especial! A sociedade protege a mulher grávida de uma maneira que não protege mais ninguém (talvez protegesse os bebés caso os bebés andassem sozinhos pelas ruas). E é bom sentirmo-nos protegidas dessa maneira!
Quando a P. nasceu o meu primeiro sentimento foi de alívio... um alívio tão grande por tudo ter "acabado" e ter corrido bem! Depois foi amor e felicidade por vê-la tão pequenina e tão perfeitinha! Quando, nessa noite fiquei sozinha com ela pensei: "E agora?" e automaticamente a resposta foi: "Desenrasca-te!". Porque eu não sabia NADA de bebés... apenas aquilo que se lê e se ouve no curso de preparação... passados uns dias parecia que nunca tinha feito outra coisa. Porque o instinto diz-nos quando o nosso bebé chora de fome ou sono ou cólicas, porque os bebés são muito mais expressivos e comunicativos do que se imagina e porque eu fui abençoada com uma bebé super bem disposta, calminha, divertida, boa de comer e de dormir. E também porque mesmo nos momentos mais stressantes eu e o S. soubemos manter a calma e o bom humor!
Agora a P. está realmente a desenvolver-se e a começar a mostrar a sua personalidade, gosta muito de falar, de rir e de música. Adora as fraldinhas de pano e detesta chucha! Detesta estar sozinha e quando vê a mãe ou o pai a aproximarem-se começa logo a rir e a dar às perninhas. Mas o bom de tudo isto é que cada vitória dela deixa-me (deixa-nos) emocionados até às lágrimas e muito feliz e orgulhosa!
Ser mãe começa mais cedo do que se imagina e é sentir um turbilhão de emoções a toda a hora.É deixar de ser egoísta e pensar nela antes de mim. É redescobrir a vida e ver o mundo com outros olhos!

1 comment:

kel said...

Assino em baixo! ehehehehehe
Ser mãe é a melhor coia que já me aconteceu!
beijos